ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

29/06/2013

REMÉDIOS ESQUISITOS


Por conta de um curso de inglês realizado em Santa Monica/CA, até hoje mantenho contato com pessoas envolvidas naquele maravilhoso processo. Passados quase 20 anos, há algumas semanas, recebi o e-mail de uma ex-professora que, tendo conhecido o ARQUITETANDO POR AÍ, ainda que desconhecendo nossa língua, carinhosamente, insistiu em contribuir. Desde então, venho testando e pesquisando a respeito da eficácia das informações, com o objetivo de compartilhá-las com todos vocês. Descobri várias publicações em português, senão iguais, bastante parecidas com a do link enviado. Mantendo a linha do RECEBER/DIVIDIR, deixo aqui a tradução de 10 Weirdest Home Remedies That Actually Work (10 mais esquisitos remédios caseiros que realmente funcionam). Thanks, Sharen!!



10 

MAIS ESQUISITOS REMÉDIOS CASEIROS QUE REALMENTE FUNCIONAM

 


1 LISTERINE CURA FUNGO NAS UNHAS


 
 
Mergulhar seus pés no enxaguante bucal Listerine por 15-20 minutos, duas vezes por dia, curará a maioria dos casos de fungos nas unhas. Listerine contém ingredientes anti-sépticos e desinfetantes, que têm sido usados para tudo, de cura para gonorréia até limpeza de pisos. Listerine também é bom para curar calos tipo bolhas (aplique sobre a bolha 2-3 vezes ao dia) e caspa.
 
 
 
 
2 IOGURTE CURA MAU HÁLITO
 
 

 
Estudos têm mostrado que as bactérias vivas no iogurte sem açúcar podem suprimir os níveis de bactérias causadoras do mau hálito. Se as bactérias ruins não podem sobreviver, seu hálito então será bem mais agradável.
 
 
 

3 AZEITE DE OLIVA CURA ECSEMAS DOLOROSOS
 
 

 
O azeite de oliva é rico em vitamina E, por isso é um ótimo hidratante para a pele. Aplique o azeite extra virgem não refinado após o banho, enquanto a pele ainda estiver úmida. Isso manterá a umidade da pele ajudando a aliviar ecsemas dolorosos.
 
 

4 AÇÚCAR ACABA COM SOLUÇOS
 
 

 
Soluços são irritantes, mas agora você pode extingui-los dentro de um minuto, simplesmente engolindo uma colher de chá de açúcar. Especialistas acreditam que a doçura súbita na língua, sobrecarrega as terminações nervosas na boca e fazem com que os soluços parem. 

 
  

5 CHICLETE DE MENTA OU CANELA ALIVIAM O ESTRESSE NA DIREÇÃO
 
 


Estudos têm mostrado que mastigar chicletes de menta ou canela, aumentam a consciência e reduzem a fadiga em até 20%. Resultados apresentaram 25% menos frustação e 30% mais atenção. O percurso também pareceu 30% menor para aqueles que mastigaram chiclete, em comparação com os que não o fizeram.
 

 

6 FITA ADESIVA CURA VERRUGAS
 
 

 
Fita adesiva: há algo que ela não pode fazer? Algumas pessoas não medem esforços para ter suas verrugas removidas. Normalmente, opções dolorosas como a crioterapia, preparados com ácidos, terapia a laser, calor e oclusão com fita são os tratamentos disponíveis. Porém, mesmo crioterapia (queima da verruga com nitrogênio líquido) tem apenas 60% de taxa de sucesso. Comparativamente, a prática indolor da aplicação de um pequeno pedaço de fita adesiva parece fornecer cerca de 85% de taxa de sucesso. Basta aplicar um pequeno pedaço de fita adesiva na verruga e deixá-la por uma semana. Em seguida, lave a área usando uma pedra pomes e reaplique a fita por outra semana. Repita até que a verruga desapareça.
 
 
 

7 MORDER LÁPIS CURA DORES DE CABEÇA
 
 

 
Dores de cabeça de tensão, muitas vezes, podem surgir por uma inconsciente pressão na mandíbula. Segurar gentilmente um lápis entre os dentes, força os músculos da mandíbula a relaxarem, aliviando sua dor de cabeça.
 
 
 

8 VODKA CURA ODORES DOS PÉS
 
 


Limpar os pés com um pano encharcado de vodka para acabar com o chulé. Vodka contém álcool, um anti-séptico de secagem rápida. O álcool destroi os fungos e bactérias causadoras do odor e também elimina a umidade que permite o crescimento desses organismos.
 
 
 

9 AZEITONAS E LIMÕES CURAM ENJOOS DO MAR
 
 
 

Mau estar por conta de movimento aumenta a produção de saliva. Comer azeitonas ou chupar um limão aos primeiros sinais de enjoo ajuda a aliviar náuseas graças aos taninos contidos nesses itens.
 
 
 

10 TOMATES CURAM ACNE

 

 
Tomates têm uma grande quantidade de vitaminas C e A, antioxidantes e teor ácido, de modo que eles podem ser usados para tratar uma variedade de doenças de pele. Esta dica é especialmente boa para quem tem pele oleosa. Transforme um tomate pequeno em pasta, em seguida, espalhe a polpa no rosto e deixe descansar por uma hora. Lave-a com água morna e seque. Repita uma vez por dia durante uma semana.
 
 

 
Fonte: http://www.oddee.com

23/06/2013

ORGANIZANDO BANHEIROS


Suporte metálico p/ papel higiênico



Copa das Confederações, Nigéria x Uruguai na Arena Fonte Nova. Cidade despreparada para o evento, a solução foi manter uma parte da população em casa: decretado feriado municipal. Enquanto buscava um tema para o post de hoje, eis que, uma das filhas pergunta: "Mamãe, o que é corja??" Intrigada, quis saber onde ela tinha ouvido aquilo. "Li num cartaz de protesto." Tive que convocar a outra, pois a conversa ia ser longa...
Discussão quase interminável, chegaram à conclusão que o Brasil está precisando de uma faxina administrativa. Descobriram também que, apesar de termos um governo sem preocupação alguma com o bem estar do cidadão, a nossa família ainda faz parte de um grupo privilegiado. Conseguimos suprir as nossas necessidades básicas diárias. "Se a nossa vida é difícil, imagine só a da população carente, mamãe!?", finalizamos.
Vivemos num país necessitado de uma grande faxina. Identificando o bom momento para mudanças, foi só pensar um pouco: faxina remete-nos à sujeira, desorganização e descarte. Por isso, torcendo junto com todo o Brasil para que a corja nos ouça, entenda e priorize as nossas necessidades básicas, como num passe de mágica, chegamos juntas ao tema de hoje do ARQUITETANDO POR AÍ: ORGANIZANDO BANHEIROS.




Conjunto gaveteiro/espelho/prateleira



Utensílios em bandeja de fibra natural



Para melhorar a organização dos seus banheiros, seguem algumas ideias simples/baratas, direcionadas à organização de pequenos espaços. 



 
Estante metálica e banco/cesto para roupa suja
 
 

Prateleira/porta toalha
 
 

Prateleira/porta utensílios
 
 
 
Jamais esqueçam que ideias criativas podem gerar significativas mudanças, não só no seu espaço mas, acima de tudo, nas suas rotinas.
 
 
 

Escada/prateleira divertida
 
 
 
Atentos à validade de remédios, perfumes e cosméticos é necessário mantê-los longe da umidade e grandes diferenças de temperatura.  
 
 


Banco/armário para maquiagem e remédios
 
 

Cestos organizadores interligados
 
 

Prateleira, sacos p/ roupa suja e cestos



Móvel reciclado laqueado
 
 

Cestos sustentados por bastões metálicos


 
Até mesmo um simples acessório como o Octopus Shower Caddy, trará benefícios para sua organização. Afinal, "MUDANÇA É MUDANÇA"!!
 



Octopus Shower Caddy
 
 




Fonte Imagens: INTERNET

16/06/2013

PROTESTANDO



Um Sábado Qualquer




Por conta do recente despertar da população brasileira, estimulada pelo aumento de R$ 0,20 na tarifa de transporte em SP, ao receber a imagem acima, surpreendi-me com o trabalho do designer gráfico Carlos Ruas. Sensível e atento aos problemas do nosso cotidiano, ele explora o lado cômico da existência, desde o momento em que Deus "resolve" criar o mundo. A temática aborda problemas enfrentados por Adão e Eva, até questões existenciais de Deus, muitas vezes frustrado por suas criações não terem dado tão certo quanto previa. Personagens como Freud, Einstein, Nietzsche, Darwin são trazidos para enriquecer as tramas. O material pode ser apreciado nos quadrinhos on line Um Sábado Qualquer. Segue amostra do que poderão encontrar lá. BRAVO, Carlos Ruas!! 





Um Sábado Qualquer



 
Fuçando o site, diante da tirinha abaixo, fiquei impressionada com seu poder de síntese. Em apenas poucos quadros, ele consegue expor crimes como corrupção, tráfico de influências, jogo de interesses e nepotismo. Situações que a impotente população produtiva brasileira está cansada de testemunhar, de alguma forma, sempre, sob a proteção das leis.




 
Um Sábado Qualquer

 
 
 
 
Diante das sucessões de medidas desonestas e protecionistas, a população não está conseguindo conter tanta revolta. Nunca pensei que fosse possível, mas os R$ 0,20 de aumento funcionaram como a gota d'água finalizadora de anos de apatia. Concordo, plenamente, com Carlos Ruas. Para crescer, sempre existirá uma saída: "o correto a ser feito".





Um Sábado Qualquer
 




 
Se pensam que organização se restringe à armários, gavetas e documentos, enganam-se. Organizados somos muito poderosos. Precisamos nos unir contra os maus tratos que os nossos "governantes" insistem em nos imprimir em benefício próprio. Neste país, existe uma força maior que exige respeito: a população. E suspeito que ela acordou...






Um Sábado Qualquer

 

 
 

Fonte Imagens: Um Sábado Qualquer

09/06/2013

SIMPLICIDADE


"Ser simples é facilitar a vida dos outros e a própria."
Martha Medeiros




Morro de inveja quando testemunho o relato de um sonho com início meio e fim. Pior ainda, quando deles se consegue tirar mensagens e ensinamentos. Os meus sonhos costumam ser ligados ao cotidiano, preocupações, banalidades e nada mais. Mesmo quando são bons, apresentam-se completamente desordenados. Compará-los com um filme?? Impossível!! Mas, foi por conta de um deles, que misturava vestibular de afilhadas, finanças pessoais e trânsito caótico, que surgiu a ideia para o post de hoje. Se são reflexo do que somos e vivemos, certamente, estamos precisando simplificar. E aí!? Só pedindo reforços... 




SIMPLICIDADE


É difícil ser simples. Frase surrada, mas perfeita. Diz o que tem que dizer. Comunica. Vai ao ponto.
Somos perdulários nas atitudes e nas descrições. Gastamos saliva à toa, exageramos na dose, perdemos um tempo danado dourando a pílula, sem reparar que poderíamos fazer tudo o que fazemos de maneira mais rápida e funcional.
Para isso é preciso ter noções de economia. Porque simplicidade é reduzir excessos. É feijão com arroz, preto no branco. Nada de purpurina e orquestra, recheios e encenações. Não precisamos de muita produção para viver. Basta saber dizer sim e não, e dissecar o que for mais complicado. Parece complicado? Mas é tão simples...
Conversando outro dia com alunos de um curso pré-vestibular, me perguntaram como escrever a redação, prova das mais temidas para os pretendentes a uma vaga na universidade. Simples: sem enrrolar. Dizer o que se passa na cabeça como se estivesse numa mesa de bar, porém zelando pelo bom uso do xis, do zê e da cedilha. Não abusando de adjetivos: "Este grande Brasil dilacerado passa por um terrível momento catastrófico e o povo humilde e amargurado sofre inenarráveis mazelas brutais." Não misturando os assuntos: "Se tivéssemos menos carros nas ruas poderíamos diminuir a poluição e ouviríamos melhor o silêncio que é sagrado principalmente depois da hora do almoço, quando tiramos aquela soneca porque sofremos de insônia, um dos grandes males da humanidade." Concentre-se e resuma-se. Escreva um grande rascunho e, depois strip-tease nele: deixe que fique só o necessário para seduzir o leitor.
Ser simples é facilitar a vida dos outros e a própria. Vale para se vestir, para declarar amor, para pedir informação. "Moça, eu saí de casa atrasado e esqueci de olhar o mapa e agora preciso encontrar a rua Simões Pires pois é lá que tenho aula de piano às quatro horas mas acho que por essa parada não passa o ônibus da rua 31, não é?" Zzzzzzzzzz, tarde demais a moça pegou no sono.
Concisão é uma questão de hábito e autoconfiança. As pessoas exageram porque acham que não estão sendo notadas. Usam colar, pulseira, brinco, piercing, bracelete e ainda fazem uma tatuagem desde o pescoço até o umbigo: impossível enxergar alguém por trás de tanto adereço. Simplicidade é quase nudez, é quase silêncio, é quando chagamos bem próximo da verdade. Simplicidade é a busca do absoluto. É escapar de armadilhas e descongestionar o pensamento. O trajeto mais curto para a felicidade.
 
 
Martha Medeiros - Jornal Zero Hora - junho/2001
 
 
 
 
Já que simplificar é um trabalho de base e envolve vários setores, fica aqui a contribuição do ARQUITETANDO POR AÍ no quesito organização. São imagens garimpadas da internet que, visando reaproveitamento e economia, funcionarão como exemplo e estímulo para que se inicie essa mudança tão necessária. Vamos lá!! Mãos à obra!! Agora, é com vocês...
 
 
 

Cestas/tábuas para corte como gavetas

 
 
Caixa plástica organizadora c/ tampa
 
 
 
Cabides para roupa em madeira

 
 
Armário de pratos s/ porta
 
 

Balde c/ corte posterior
 
 
 
Vasos cerâmicos p/ plantas
 
 
 
Banco c/ aproveitamento do assento

 
 
 
 
Fonte Imagens - INTERNET

02/06/2013

Mais um domingo...

ARMÁRIOS FEMININOS



Por conta de duas filhas entrando na adolescência, temos algumas amigas em comum na página do facebook dessa mesma faixa etária. Como mensagem de boas vindas, para cada uma que convido ou aceito, posto a imagem abaixo, seguida da inscrição: esquecer jamais. E essa será a primeira dica no que se refere à organização de armários femininos. Tema polêmico para ser tratado com amigas, tenho evitado orientações teóricas, pois gosto mesmo é de agir. Podem perguntar: o que será que deu nela!?






Ciente da partida de uma amiga muito querida para os EUA, só ontem lembrei que o dia "D" está cada vez mais perto: 07/06. Legítima canceriana, gostaria de contribuir para o sucesso de mais essa jornada. Sabendo da sua "leve" deficiência na área de organização, imaginei que dicas poderiam ser de grande utilidade. ARMÁRIOS FEMININOS é para você, Dênia Gonçalves!! Espero que consiga organizar não só os seus armários externos, mas, principalmente, os internos*. Na torcida!! LOV U...
 
 

"Se essa é a sua realidade,


...precisamos, urgentemente, modificá-la!!
 


Voltando à Mafalda, antes de agir, será imprescindível parar e pensar. Garanto que, seja qual for o seu espaço, após racionalmente organizado, o ganho de tempo será real e significativo. Acreditando que bagunça é universal, assim como organização é pessoal, vamos encarar esse desafio.





  
Com base nas suas rotinas, tentem responder as seguintes perguntas. Será que tudo ainda me serve? Precisam de ajustes ou consertos? Quais podem ser doadas ou descartadas? Quais itens não se adaptam à essa estação? Será que estão bem localizados no armário, permitindo um fácil manuseio?


 



 
 
Seja closet ou armário embutido, o sucesso do seu esforço está diretamente ligado às respostas acima. Se já sabem que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, por que será que ainda insistem em tentar fazer isso não só com dois, mas com vários?? Doem, descartem...
 
 
 
 




Tendo sido respondidas, na prática, as perguntas anteriores, já se poderá notar significativas diferenças. E quanto as dicas?? São muitas!! Que tal iniciar pelas principais e sentir sua interferência nas rotinas?? Sugiro-lhes encarar com muita seriedade e nada de desistir no meio do caminho.





1 Ainda que a troca aconteça aos poucos, todos os cabides precisam ser iguais, não esquecendo de colocar, preferencialmente, apenas uma roupa por cabide. Agrupar por ordem de cor, ajuda muito na manutenção.  





2 Acomodando os pares de sapatos com os pés invertidos, a otimização de espaço será maior. As caixas transparente empilháveis também podem ser um ótimo recurso. Extremamente importante agrupá-los por uso.    




 
3 Caso disponham de uma cômoda usada, experimentem retirar as gavetas e fixar ganchos metálicos para a organização das bolsas. Prático e sustentável, irá, certamente, liberar espaço no closet ou armário. 
 
 



4 Acessórios industrializados podem ser excelentes aliados na melhoria da organização. Só tenham cuidado com o custo benefícios dos diversos itens oferecidos. Soluções simples, podem substituir bem alguns deles. 





5 Roupas de dormir, biquines, lenços, exarpes, roupas de ginástica e afins, quando acomodados em caixas ou cestas, podem liberar espaço para itens de uso mais frequente ou existentes em maior quantidade. 





6 Colmeias em acrílico podem solucionar a organização das roupas íntimas, cintos e acessórios diversos. Com todos os itens disponíveis mediante a abertura de uma gaveta, sobrará tempo para muito mais.  





7 Até as miudezas, vilãs da organização de qualquer armário feminino, estarão visíveis e disponíveis para completar o visual. Nada de investir em equipamentos caros para organização. Abuse apenas da criatividade...  




* Referência à analogia de Elizabeth Gilbert, em COMER REZAR AMAR, "É só então, que você começa a perceber que os seus armários internos foram todos rearrumados."

Fonte Imagens: INTERNET