ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

27/10/2013

ESPERANÇA


Desnecessário comentar...




Semana difícil, concentração comprometida, coração apertadinho. Completamente extasiada diante do maior exemplo de mobilização solidária por mim testemunhado até então, fico a perguntar: o que nos leva a colocarmos de lado a organização dos nossos dias, ainda que por um período, visando apenas o amparo ao próximo!? Por que será que poucos de nós conseguem se colocar no lugar do outro!? Ainda que com a cabeça a mil, lembrei-me de um texto sensacional. Nesse domingo de reflexão, reproduzo-o aqui, visando elucidarmos essas e muitas outras questões.




SISTERS


Sempre que chega o Dia Internacional da Mulher, procuro fugir do discurso de vitimização que a data invoca. Não que estejamos com a vida ganha, mas creio que as mulheres já mostraram a que vieram e as dificuldades pelas quais passamos não são privilégio nosso: injustiça e violência são para todos. Temos, ainda, o grande desafio de conciliar as atividades domésticas com a realização profissional, e precisamos, naturalmente, da parceria do Estado e da parceria dos parceiros: ser feliz é um trabalho de equipe. Mas não vou utilizar o 8 de Março para colocar mais água no chororô habitual. Prefiro aproveitar a data, esse ano, para fazer um brinde à nossa importância não para a sociedade e nem para a família, mas umas para as outras.
Assistindo em DVD ao delicado filme Caramelo, produção franco-libanesa do ano passado, tive a sensação boa de confirmar que o tempo passa, os filhos crescem, os corações se partem, mas as amigas ficam. Como todos os filmes que abordam a amizade e a solidão intrínseca de toda mulher, Caramelo nos consola valorizando o que temos de melhor: a nossa paixão, a nossa bravura ("sou mais macho que muito homem") e o bom humor permanente, mesmo diante de tristezas profundas.
No filme, elas são cinco: a amante de um homem casado, a que tem pavor de envelhecer e por conta disso se submete a situações humilhantes, a garota muçulmana com casamento marcado que precisa esconder do noivo que não é mais virgem, a enrustida que se sente atraída por outras mulheres e a senhora que desistiu de investir no amor para cuidar da irmã mais velha, que é mentalmente perturbada. Todas diferentes entre si e todas iguais a nós: mulheres conflituadas, mas que podem contar umas com as outras em qualquer circunstância.
Recentemente recebi por e-mail um texto anônimo, em inglês, que falava justamente sobre isso: precisamos de mulheres a nossa volta. Amigas, filhas, avós, netas, irmãs, cunhadas, tias, primas. Somos mais chatas do que os homens, porém, entre uma chatice e outra, somos extremamente solidárias e companheiras de farras e roubadas. Esquecemos com facilidade as alfinetadas da vida e temos sempre uma boa dica para passar adiante, seja a de um filme imperdível, de uma loja barateira ou de uma receita para esquecer da dieta. Competitivas? Talvez, mas isso não corrompe em nada a nossa predisposição para o afeto, a nossa compreensão dos medos que são comuns a todas, a longevidade dos nossos pactos, o nosso abraço na hora da dor, a nossa delicadeza em momentos difíceis, a nossa humildade para reconhecer quando erramos e a nossa natureza de leoas, capazes de defender não só nossos filhotes, mas os filhotes de todo o bando.
Aprendemos a compartilhar nossas virtudes e pecados e temos uma capacidade infinita para o perdão. Somos meigas e enérgicas ao mesmo tempo, o que perturba e fascina os que nos rodeiam. Brigamos muito, é verdade: temos unhas compridas não por acaso. Em compensação, nascemos com o dom de detectar o sagrado das pequenas coisas, e é por isso que uma amizade iniciada na escola pode completar bodas de ouro e uma empatia inesperada pode estimular confidências nunca feitas. Amamos os homens, mas casadas, mesmo, somos umas com as outras.

 
Martha Medeiros - 07.03.2010
 


 
E por que ESPERANÇA!? Penso ser o nome da luz que se acende dentro de nós quando, diante de dificuldades, certificamos-nos de não estarmos sós.
 
 
 
 
 
Fonte Imagem: INTERNET

20/10/2013

ARAMADOS



Utensílios diversos
 
 
 
 
 
Que são aramados?? É o material dando nome ao produto. Aramados ou artefatos de arame são peças de formas variadas produzidas através de arames. Simples e leves, revestidos ou não, tornaram-se presentes na vida moderna, sem que tenhamos nos dado conta. Costumamos associar peças em aramados à instalações de lojas. Principalmente, aquelas que procuram economia, rapidez e mobilidade nas suas concepções. Mas por que não trazer essa ideia, já tão difundida no comércio, para as nossas rotinas??
 
 
 
 
 
Complementos para armários embutidos

 
 
Acessórios avulsos


 


Sob muitos aspectos, seja como complementos para armários embutidos ou acessórios avulsos, as peças em aramados já conquistaram seu espaço. Ciente dos elevados custos dos, tão necessários, armários embutidos, impus-me o desafio de encontrar alternativas mais convidativas para os clientes do ARQUITETANDO POR AÍ. Navegando na internet, acabei me surpreendendo com as inovações na área de aramados e seus custos extremamente sedutores. Confesso que, muitíssimo abaixo do esperado.    
 
 
 


Baixando custo de armários embutidos

 
 


Após muita pesquisa, correndo o risco de parecer trabalho de marketing, compartilho aqui o link do site Aramado.com. Trata-se de soluções baratas e geniais, onde peças em aramado são organizadas com a disposição de armários, apesar da ausência das portas. Com um mínimo de habilidade para a medição do espaço e escolha das peças necessárias, enquanto aguardam a entrega, faz-se necessária a contratação de um profissional habilitado para a montagem. Atenção ao pré-requisito: ORGANIZAÇÃO. 
 
 



Mix aramados e peças em madeira recomposta
 
 
 
Peças com distribuição personalizada
 

 
 
 
Soluções inovadoras para grandes intervenções e uma variedade de utensílios facilitadores de rotinas. Ainda que sem contrato formal de propaganda, Aramado.com irá se estabelecer como um forte parceiro. Acordem, confiram e inspirem-se!! Se precisarem de ajuda, é só chamar...  
 
 

 
 
 Fonte Imagens: INTERNET e aramado.com
 

13/10/2013

DESABAFO



Apenas uma questão de ponto de vista...




12/10/2013, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e feriado nacional, desde 1980. Sem ideias, muito menos concentração, por conta dos acontecimentos recentes, já havia decidido: domingo não haverá post. Porém, ao sairmos para comemorar o, também, Dia das Crianças, resolvemos almoçar no restaurante Aogobom. Sem clima para grandes badalações, intencionalmente, chegamos cedo. Diante de uma comida chinesa à quilo da melhor qualidade, percebi na fila, uma única senhora, atrás do nosso grupo de quatro. Gentilmente, dirigi-me à uma das filhas: "Deixe a tia passar na frente para que ela não precise esperar por todos nós." Forte, bonita, saudável, aparentando, no máximo, seus 65 anos, tomando a dianteira da fila, a suposta gentil senhora se posiciona: "Eu não sou tia dela." E não satisfeita, confirma: "Ela não é minha sobrinha." Silêncio total. Impressionada com a falta de sintonia entre nós (para não dizer outra coisa!), sabem o que fiz?? Nada...
Somos todos vítimas do mundo moderno. Moramos num país sem rumo, sem exemplos, sem perspectivas. Invariavelmente, carregamos nossas fobias, paranoias, frustrações e sabe lá mais o que, seja qual for o destino. Enfrentamos, diariamente, trânsito caótico, violência, injustiças sociais, despesas crescentes. E, apesar de adultos,  não temos controle, muito menos, constrangimento algum em arremessar sobre o próximo tudo que não conseguimos solucionar ao longo de uma vida inteira. Assim, caminhamos para uma sociedade insustentável. Que fazer!? O mais rápido possível, precisamos aprender a distinguir as situações que valem das que não valem a pena gastarmos nossas valiosas energias. Passado o silêncio providencial, a dita senhora trocou seu prato de louça por uma quentinha, serviu-se e, num piscar de olhos, sumiu. Assim, o nosso almoço delicioso ocorreu na mais perfeita paz. Rezando que, para ela, tenha sido um excelente aprendizado. Que Deus a proteja!!


 

Exercício diário

 
 
 
Lembrei de um texto enviado, lá em 2011, por uma amiga muito especial...

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. 
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "já!", instantaneamente, todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas, se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?" Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo? Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"
 
Segundo Giuliana Capello, jornalista ambiental, "Ubuntu fala sobre a noção de comunidade que, infelizmente, muitos de nós perdemos pelo caminho, em algum momento. É aquele sentimento de solidariedade, gentileza, respeito, tolerância e pertencimento que faz das relações, atitudes e comportamentos humanos experiências ricas, únicas, transcendentais."




Filosofia africana




Precisamos estar atentos às armadilhas do mundo moderno, sempre lembrando dos nossos sábios vizinhos africanos. Ainda que com as rotinas organizadas, diante dos dias caóticos que enfrentamos, numa fração de segundos, a vida pode nos pregar peças, modificando significativamente o que levamos bastante tempo para construir. Estando conscientes e preparados, já é extremamente difícil de enfrentar, imagina só, ao sermos pegos de surpresa. Fazemos parte do mesmo todo e, infelizmente, estamos expostos às mesmas situações de risco. As dificuldades de um irmão hoje, podem ser as nossas amanhã. Acordemos...

 
 

Fonte Imagens: INTERNET

06/10/2013

ARTIGO



Provérbio chinês





Já tiveram a sensação que o dia precisava de, pelo menos, 48 horas para tantos compromissos?? Assim foi o meu último dia útil de uma semana impossível de descrever. Entre tarefas profissionais e pessoais, acabei pensando alto, num momento de puro desespero: "Que será do post do domimgo!?" No que uma das filhas, prontamente, respondeu: "E a ideia do Feng Shui que dei há algum tempo!?" Mais uma vez, agradecendo às minhas parceiras de todas as horas, aliviada, parti para a pesquisa...
"Praticado na China há mais de sete mil anos, o Feng Shui era utilizado para orientar as pessoas no sentido de atingirem aqueles que são considerados os grandes objetivos da vida – saúde, riqueza e poder. Tudo isto era conseguido através da organização eficiente das suas casas. No entanto este foi, durante anos, um segredo muito bem guardado entre imperadores e aristocratas." Hoje, não mais segredo entre eles, o Feng Shui ainda é um grande desconhecido para muitos dos ocidententais.  
 




Baguá



Aplicação do Baguá

 

 
 
 

Transformando com o Feng Shui

 

O Feng Shui é a arte milenar chinesa da organização do ambiente a fim de alcançarmos a harmonia e o equilíbrio. Tudo vibra energia e tudo faz parte do todo, ou seja, nós interagimos com tudo o que nos cerca e a nossa casa/ambiente é o reflexo do nosso mundo interior. Quando nos propomos a arrumar a nossa casa estamos também nos propondo a arrumar os nossos pensamentos, reavaliar as nossas atitudes e mudar os nossos paradigmas. Harmonia e equilíbrio são as chaves para alcançamos a saúde e a felicidade.

Antes de mais nada, pare e observe o seu ambiente. Como ele se apresenta? É acolhedor, amplo, cheio de lembranças, entulhado, vazio? Seja como for é o reflexo do seu eu interior. E agora, medite um pouco sobre você e sobre a sua vida. Como ela é? Você está feliz? Está precisando ser mais organizado, mais disciplinado, mais assertivo? Você anda segurando coisas e pessoas do passado que não lhe dizem mais respeito? Em que áreas da sua vida você quer ser diferente? Como e por que você quer isto? E o que você pode fazer para atingir as suas metas?

Anote tudo em um caderno especial (de capa vermelha) que será o seu orientador pessoal daqui por diante. Sempre que precisar reflita sobre o que você escreveu nele. Se você está feliz com tudo, ótimo, não há o que mudar, pois provavelmente você já vive em harmonia e com certeza faz um Feng Shui intuitivo. Mas, se você quer mudar algo em sua vida, você precisa estar disposto a se mudar. Mude o jeito de fazer as coisas, veja por ângulos diferentes, não ligue para o que os outros vão pensar, permita-se inovar... Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena.

Muitas vezes encontro pessoas desejando isto ou aquilo e reclamam que não conseguem. E a pergunta que eu faço é: O quanto você está fazendo para alcançar aquilo que deseja? Estabeleça metas e prioridades e coloque ação, mova-se para torná-las realidade.

Para começar, é sempre bom fazer uma faxina geral nas nossas coisas. Verifique os armários e gavetas, separe tudo o que não tem mais utilidade, o que você não usa mais e desfaça-se de tudo: doando, vendendo ou jogando fora. Tudo que fica parado durante muito tempo gera energia estagnada, impedindo a fluidez de boas energias e oportunidades na nossa vida. Faça uma boa limpeza física e repare novamente nos objetos da casa. O ideal é que tudo o que ficou na casa tenha um sentido, um significado, para você e os moradores da casa. O excesso de objetos que não nos diz respeito pode representar dispersão de energias. Agora que você limpou e já sabe o que quer, coloque foco e intenção na hora de dispor os objetos para ativar as áreas que estão necessitando de equilíbrio em sua vida.

Pegue a planta baixa (desenho) da casa ou cômodo onde quer aplicar o Feng Shui e divida em três partes iguais, tanto na lateral, quanto no comprimento. Trace duas linhas verticais e duas horizontais.





 
 

O setor saúde deve coincidir com o centro da casa ou o cômodo. A parede da porta de entrada deverá estar alinhada com a linha inferior. Então, a porta poderá estar no setor conhecimento ou carreira ou amigos. Esta é uma técnica de Feng Shui da escola do Chapéu Preto.

Setor da Carreira: está relacionado com o trabalho e o desenvolvimento do eu. Ativado através do elemento Água (fonte, aquário), formas sinuosas, cor preta ou azul escuro, objetos ou quadros que lembrem o reino aquático e os objetos relativos à sua atividade profissional.

Setor do Conhecimento: está relacionado com os estudos e o conhecimento em geral. É associado à espiritualidade, uma vez que o autoconhecimento leva ao desenvolvimento espiritual. Ative com livros, drusa de ametista, quadro retratando a natureza (criação de Deus), ou um símbolo de sua crença pessoal.

Setor da Família: está associado à família e aos nossos antepassados. Você pode posicionar um móvel de madeira pesado, simbolizando estabilidade, e decorá-lo com objetos de valor sentimental, herdados pela família, porta retratos da família em momentos felizes ou plantas naturais.

Setor da Prosperidade: relacionado com a prosperidade e o crescimento no sentido amplo (amigos, dinheiro, bens, etc..) Ativado através da água em movimento, formas arredondadas, plantas naturais, objetos dourados, moedas ou objetos de valor. Use um símbolo de prosperidade de sua crença.

Setor da Fama ou Sucesso: relacionado ao reconhecimento público. Ativado através de luzes, cor vermelha, quadros que lembrem o fogo, lareira, figuras de animais, plantas naturais, fotos ou objetos que lembrem o seu sucesso.

Setor do Relacionamentos: relacionado ao amor, casamento e sociedades. Use objetos aos pares, representando o Yin e o Yang, objetos que simbolizem o amor, fotos do casal em momentos felizes, vasos com flores frescas. Evite plantas com espinhos e objetos pontiagudos neste local.

Setor da Criatividade: também representa os filhos e o futuro. Se o seu trabalho requer criatividade, você pode posicionar a sua mesa de trabalho neste setor ou colocar trabalhos criados por você, trabalhos elaborados pelas crianças, fotos de crianças, ou usar o elemento metal neste local.

Setor dos Benfeitores: relacionado com os amigos, pessoas que ajudam e com as viagens. Ative com objetos de metal, fotos e lembranças de amigos queridos, mentores, cartões postais, quadros com imagens de paisagens, locais já visitados ou que gostaria de conhecer.

Centro: relaciona-se com a saúde e todos os setores da casa, integrando suas qualidades. Este é o local onde colocamos as nossas intenções.

Quando todos os setores estão em equilíbrio, a harmonia e felicidade se refletem na saúde física e mental dos moradores.

 
 
DICAS: 1/Para ser mais organizado: arrume as gavetas e armários, eliminando tudo o que não tiver utilidade. Faxina sempre. 2/Para atrair a prosperidade e abundância: feche os olhos e imagine como seria uma casa próspera; que objetos, cores e cheiros teria esta casa? Baseado nessas imagens, crie esta sensação de fartura em seu ambiente. 3/Para atrair mais amor: coloque objetos aos pares, tenha vasos com flores naturais, use a cor rosa (em paredes, almofadas, mantas, quadros ou objetos) crie um clima romântico e aconchegante na sua casa. 4/Mantenha os banheiros limpos e arrumados, com ralos e tampa de vaso fechada. Sempre que puder decore-os com flores, objetos ou pedras. 5/Evite o excesso de objetos, móveis, cacarecos... Deixe espaços para a energia fluir. 6/Os objetos quebrados devem ser consertados ou descartados. 7/As plantas e flores naturais dão vida e alegria ao seu ambiente. 8/Plantas artificiais podem ser usadas desde que sempre limpas. Evite as desidratadas. 9/Mude aos poucos de acordo com as necessidades e as possibilidades. 10/Procure conhecer o seu eu interior, pensar sempre em coisas boas, ter um bom astral e uma boa auto-estima. Evite os pensamentos negativos, as críticas destrutivas e as fofocas. As boas energias vibram através dos bons pensamentos. 11/Livre-se dos ressentimentos e das mágoas. Procure perdoar. 12/Lembre-se de que tudo vibra Energia. É você quem atrai tudo o que lhe acontece. O Feng Shui nada poderá fazer se não houver a real intenção de mudar para melhor, não só o aspecto exterior/ambiente como o interior/pessoa. 13/Siga sempre a sua intuição.

 
Teresa Kam Teng

 

 


Fonte imagens: INTERNET