ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

26/04/2015

ORGANIZAÇÃO CÊNICA



Atitude é tudo




No dia 7 de março, mais precisamente às 7:53 da manhã, recebo a seguinde mensagem de uma amiga-cliente-engenheira, via WhatsApp: "Justa, seguem as fotos da obra entregue. Adorei!!! Só falta vc vir aqui conferir! Obrigada! Bjs" Entendendo a prematura finalização do projeto de intervenção em alguns cômodos da sua casa, muito surpresa com a rapidez do processo executivo, respondi: "Sem palavras! Tudo muito lindo! Por aqui, procurei defeito de lupa e não achei. Só uma crítica: senti falta de uma organização de arquiteta. Está com cara de engenheira*. Vc já tem a pessoa do vidro? Se precisar, indico. Prateleiras de vidros nos lugares, a minha proposta é fazer uma ação em duas manhãs (mesmo dias da sua diarista), correspondendo à uma diária de organização (R$ 420,00). Sem adquirir nada, respeitando as suas necessidades, deixamos tudo com cara de foto de revista. Pense com calma e me avise. Vc é retada, dra engenheira! Pensei que essa intervenção levaria 5 anos para ser concluída... Bjão" E assim, 24 minutos depois, chega a confirmação: "Proposta aceita! Pode arrumar à vontade." Oba, mais um desafio!

*brincadeira antiga entre nós!    




Home theater




Escritório




Então, para uma cliente que mantêm seus cds em ordem alfabética, separa livros por categoria e guarda com carinho todas as homenagens de alunos, tínhamos que caprichar ainda mais. E assim foi feito. Inspirem-se... 





Imagens: fotos e montagens/GABRIELLE ADAN

19/04/2015

NADA CONVENCIONAL



"Velhos caminhos não abrem novas portas"
Bitiz




Passada uma semana nada convencional, vencidos alguns testes impostos pela vida, impossível não aprofundar-me no assunto. Segunda, terça, quarta, quinta e sexta. Cinco dias úteis, cinco amigas diferentes, cinco questões. E, sem aviso nem tempo para pensar, a vida nos cobra soluções imediatas. Problemas ligados à arquitetura ou não, todos convergem para o mesmo tema: organização de rotinas. Xi! Mas, o que fazer?
Debaixo de chuva e enfrentando um trânsito caótico, junto com elas, encarei o desafio. E aí, Deus, passei? Torcendo que sim, vejo um único problema: diante de dificuldades, deixamos quase tudo para depois. Então, ignorando a força que trazemos conosco, nos apoiamos na primeira alma destemida que cruza os nossos caminhos. Feliz por ter plantado nessas cinco vidas a semente da solução, deixo-as algumas dicas...  




SALA/parede divisória móvel




CIRCULAÇÃO/bandeja de fotos




HOME OFFICE/porta materiais




QUARTO CRIANÇAS/organizador de bolas




Sugiro que na falta de verba, ideias ou disposição, não percam o foco. Organizem prioridades, identifiquem disponibilidades, usem a criatividade e ajam. Lembrem que passos pequenos podem ser menos traumáticos e mais eficientes. Importante mesmo é não desistir. Ainda que num panorama de incertezas, antes de buscar o que vocês querem, descartem o que não querem. Dizem que organizar e coçar é só começar! 




QUARTO CASAL/criado mudo




CLOSET/estrutura baixo custo




BANHEIRO/porta papel




COZINHA/ausência de armário alto
  



Assim, vencidos mais alguns testes, preciso lembrar-lhes que as imagens acima são resultados de pesquisas na internet. Registros dos trabalhos realizados pelo ARQUITETANDO POR AÍ, só são divulgados mediante autorização do cliente. Se podemos solucionar problemas tidos como insolúveis, vocês também podem. Lembrem que deixá-los para depois não os farão desaparecer. Enfrentemos-os! De preferência, juntos. 





Fonte imagens: INTERNET

12/04/2015

FALTANDO ALGO?



Plantas! Sempre elas...


 



Muitas vezes, concluída uma organização, apesar da notória satisfação dos clientes, bate aquela sensação de estar faltando algo. Imaginam o que é pior? Saber, exatamente, o que falta para deixar o ambiente finalizado: plantas. Argumenta-se quanto à tentativas anteriores frustradas ou à falta de habilidade/tempo. Mas, sempre que possível, ignoro os depoimentos e, atenta para não passar dos limites, insisto mais um pouquinho.




Originalidade



Simplicidade



 
Certo dia, depois de uma boa dose de insistência, uma cliente muito especial, alegando tanto falta de tempo como jeito, perguntou referindo-se à planta indicada: "Posso adquirir e esquecê-la ali para sempre?" Pensei um pouco e respondi com outra pergunta: "O que acontece com o que esquecemos para sempre?" Rimos e ela acabou acatando a sugestão. Vale ressaltar que ambas vivem em harmonia até os dias de hoje.




Delicadeza



Criatividade




Insistente de carteirinha, por vocês, passei horas na internet garimpando imagens simples e inspiradoras que possam demovê-los da ideia de que planta em casa é sinônimo de trabalho. Ainda que com uma vida deveras atribulada, mantenho uma ráfia de quase 5 anos. Quietinha no seu canto, alegra a minha sala, ouve as minhas queixas e até avisa quando está com sede. Sem dúvida alguma, uma relação bastante simbiótica.




Supertição



Economia




Nas demandas diárias do ARQUITETANDO POR AÍ, além dos benefícios estéticos que as plantas nos trazem, com a citada pesquisa, encontrei mais um. Segundo Ione Yananda, terapeuta holística,  "A energia das plantas muda estados mentais e faz com as pessoas fiquem mais dispostas e abertas a receberem energias positivas." Se fosse vocês, deixaria os receios de lado e levaria a sério a afirmação da profissional...





Fonte imagens: INTERNET

02/04/2015

FELIZ PÁSCOA!








Que DELÍCIA! São muitos os apelos de marketing visando nos desviarem do real significado da Páscoa. Ainda assim, continuo firme e forte nas minhas convicções: Páscoa é AMOR! Desde sempre e para sempre...

E por não estar sozinha nas minhas certezas, pelo terceiro ano consecutivo, deixo-os com a reflexão da fotógrafa Sandra Rozados. A equipe do ARQUITETANDO POR AÍ deseja à todos uma FELIZ PÁSCOA!

 
 
 
 

Amar, no sentido mais amplo e mais pleno que nossa capacidade de entender pode alcançar.
Nada além de amar.
De não medir esforços para fazer evoluir nosso teor de amor.
Amando, tudo sempre fica bem.
Porque o amor precede e encerra todos os demais sentimentos altruístas que podemos ter.
A expiação e a ressurreição de Jesus Cristo têm imensurável significação pra mim, justamente por ter sido o maior de todos os atos e exemplos de amor realizados na história da terra.
Páscoa, eu penso, é ter sempre muito amor pra dar e nada mais.
Amor real e incondicional.
Um estado permanente de espírito que nos propicia alegria e sentimento de realização por toda a vida.
É a essência do evangelho que Ele nos legou.
Portanto, eu não poderia esquecer de dizer que amo muito você e desejo que esta Páscoa e todos os demais dias de sua vida sejam pra dar e receber muito amor, no sentido mais amplo e mais pleno possível ao teu entendimento.

Beijooosss pra todos vocês, queridos amigos e feliz páscoa!

 

SANDRA ROZADOS




 
Fonte Imagem: INTERNET