ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

27/03/2016

O CEU É O LIMITE!


ANPOP: parceria e generosidade




Como para tudo na vida, é preciso lutar para fazer de um sonho, realidade. É necessário acreditar na força que tem uma habilidade, uma paixão, um dom! Hoje vou falar um pouco sobre o universo que cerca a atividade de Personal Organizer, especialmente sobre sua origem e conquistas.
Uma novidade é que, do outro lado das américas, por conta dos esforços de um grupo de mulheres apaixonadas por organização, passaram a acontecer reuniões regulares em suas salas de estar para troca de “figurinhas” a respeito dessa arte que transforma vidas e pessoas. Isso, há 31 anos... Empenho e dedicação que, desde agosto de 1985, fez surgir, na cidade de Los Angeles, a Nacional Association of Professional Organizers, a NAPO. Hoje, com cerca de 4.000 membros, a NAPO é reconhecida mundialmente como The Organizing Authority® e patrocina diversos programas destinados a difundir seu conhecimento técnico, acreditando que, sem competência básica de organização, as pessoas podem achar difícil ou até impossível fazer mudanças positivas em suas vidas. A NAPO realiza anualmente sua conferência mundial envolvendo profissionais da área de organização, trazendo o que há de mais novo num mercado que cresce e ganha espaço em vários países. Esse ano, nosso encontro será em Atlanta, Georgia, USA, de 18 a 21 de maio. Bora?! Rs!
No Brasil, foi só em 2006, que um grupo de Personal Organizers (POs, como somos, carinhosamente, chamadas) de São Paulo se reuniu para trocar experiências, informações e histórias sobre a atividade. A NAPO foi pura fonte de inspiração para essas paulistas "arretadas" correrem atrás e fazerem acontecer um sonho, genuinamente, brasileiro: a ANPOP. Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade, sediada em São Paulo e com a nobre missão de integrar, desenvolver, liderar, promover os profissionais de organização, muitos deles há mais de 15 anos atuantes no mercado. Contudo, o grande desafio é mostrar a importância desse segmento para a economia do país, visto que, a atuação desses profissionais traz impactos diretos, tanto no resultado das empresas, quanto na qualidade de vida das pessoas. Com o lema, “JUNTOS SOMOS FORTES!”, essa associação cresce a cada dia, tornando-se referência em atuação na defesa dos nossos interesses junto ao mercado e à comunidade.
Por todas as razões acima e por amar o que fazemos, desde março de 2016, a pmg passou a fazer parte dessa associação, buscando tanto reconhecimento quanto direcionamento da profissão, capacitação e formação diferenciada para o que nos propusemos a fazer no mercado baiano. Um passo importante e um diferencial para quem investe em conhecimento e amplia horizontes.
Muito mais que reestrurar espaços, entendemos que, ao entrar na intimidade dos nossos clientes, sejam eles home ou office, transformamos toda essa confiança depositada em respeito e responsabilidade. E assim, têm sido as nossas experiência em transformar vidas.
Sim, t-r-a-n-s-f-o-r-m-a-r!
O que organização tem a ver com vida e transformação? Tudo!
Segundo especialistas, viver desorganizado provoca estresse e perda de tempo, o que interfere diretamente no bem-estar e na qualidade de vida. Segundo o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, ser organizado facilita o trabalho do cérebro, pois permite que ele tenha previsibilidade para executar tarefas. Se vivemos organizados e vivemos em tranquilidade, liberamos serotonina (neurotransmissor) e promovemos o bem-estar.
De acordo com a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante, toda bagunça é resultado de uma procrastinação que, em geral, se deve a alguma insatisfação.
Pensem nisso e organizem suas vidas. Vocês irão se surpreender com os resultados!
Abaixo algumas fotos da participação de P e M no II Encontro Personal Organizer Nordeste, nos dias 12 e 13 de março em Salvador. Foi uma experiência enriquecedora, agradável e de muita generosidade.
Rumo a Fortaleza em 2017.

Um beijo e um domingo de Páscoa recheado de paz, renascimento e fé...

M.




O encontro



M e P com a PO Priscila Sabóia - Palestra



P e M com a PO Ana Zicarddi - Palestra



M com o ator Fernando Sampaio - Palestra



II Encontro Personal Organizer Nordeste - Salvador/BA




Para conferir o artigo citado na íntegra, basta clicar!







Fontes: http://www.anpop.com.br/ e http://www.napo.net/  

20/03/2016

DEPOIMENTO DESCOMPROMISSADO







Há quem duvide de amizade sincera entre homens e mulheres. Melhores amigos de sexos opostos, então, nem pensar! Sinto contrariá-los, mas eles existem. Tenho o meu, não vendo, não troco e não dou. Nos conhecemos, há 32 anos, no teste de aptidão para o curso de arquitetura da UFBA. Passamos, entramos para a faculdade e não desgrudamos mais. Desde então, estabelecemos uma conexão forte, sincera e de cooperação mútua. Assim, quando o projeto pmg surgiu, não pensei duas vezes, Moacir Mancha faria a nossa logo. Pelos muitos adjetivos usados para apresentá-lo à M e G, não encontrei resistência alguma. E o amigo querido, diretor de cena, arquiteto e artista teve que nos aturar por um looongo tempo.
Respaldado pela sacada genial de Marília envolvendo as nossas iniciais, o trabalho de Mancha conseguiu sintetizar graficamente as muitas mensagens que precisávamos passar para os nossos futuros clientes e não sabíamos como. O resultados é que ficamos mais que satisfeitas com as suas ideias simples, limpas e, extremamente, comunicadoras. Difícil dizer o que amamos mais: a logo ou os cartões. Então, tudo aprovado, veio o II Encontro Personal Organizer Nordeste. Com o material ainda na gráfica, solicitamos uma pequena quantidade, em papel diferente do definitivo, para suprir as necessidades imediatas. E assim, orgulhosas com o trabalho do meu melhor amigo, seguimos para o compromisso profissional.
Já no Mercure, eis que num dos intervalos do Encontro, eu e a personal organizer potiguar, Carolina Lopes, nos dirigimos ao toalete feminino. Como o percurso permitia, trocamos nossos cartões e seguimos compartilhando ideias. Chegando ao destino, ela volta a conferir a imagem do cartão e toma a palavra. "PMG? Pequeno, médio e grande? Que interessante! Organização de todos os tamanhos, para todas as necessidades." Maravilhada com a eficiência da comunicação simples e rápida do nosso material, respondo satisfeita que era, exatamente, tudo aquilo e mais a combinação das nossas três iniciais: Patricia, Marília e Gabrielle. Lembro dela ter dito algo como "genial", antes de percebermos já estarmos em nossas cabines. 




Para compartilhar...



Para compartilhar...



Para compartilhar...




Claro que Moacir Mancha, meu bff, não soube dessa passagem. E, por falta de tempo, ainda não o destinamos nenhum agradecimento formal. Na verdade, com o cartão definitivo em mãos, iríamos presenteá-lo com um post. Ainda sem eles, veio o depoimento descompromissado (são os melhores!) de Carolina Lopes. Com isso, não podemos mais adiar o nosso agradecimento. Tudo o que ele nos garantiu estar por trás da programação visual do cartão foi captado em menos de 30s. E, graças à sua sensibilidade e interferências da sua perspicaz esposa, Débora Cerqueira, já estamos passando a nossa mensagem e trabalhando duro para organizarmos rotinas diversas. Obrigada por tudo e contêm conosco sempre! ❤ ❤ 




OBs.: Para compartilharem as imagens, cliquem sobre elas com o botão direito do mouse e optem por "salvar imagem". Podem divulgar...      





Fonte imagens: ARQUIVO PROFISSIONAL

12/03/2016

DEVER CÍVICO



"Veras que um filho teu não foge à luta..."




Chegando em casa, após dois dias seguidos desconectada por conta do II Encontro Personal Organizer Nordeste, resolvo atualizar meu whatsApp. Entre muuuuitas mensagens envolvendo o importatíssimo acontecimento de amanhã, nada mais claro, direto e eficiente que o texto seguinte: 


"João não foi, porque pensou que José iria. José ficou em casa, pensando que Sônia o representaria. Sônia achou que Maria fosse e acabou indo à missa. Maria achou que era longe e como pensou que João já ia, poderia faltar. Segunda-feira, todos continuaram lastimando a inflação e a crise, chateados porque ninguém tira Dilma do poder. Mas só Dilma cumpriu com a palavra. Disse que ia ficar e ficou. 13 de março, se você não for, ela fica. A ida às ruas, amanhã, é um dever cívico."
Vamos botar ordem no futuro do nosso país! Que tal enchermos as ruas da Barra? Nesse momento histórico, pmg, 100%, presente. Nós vemos lá...




Fonte imagens: INTERNET

06/03/2016

CASA ORGANIZADA


Em algum lugar de 2015...




Há 7 anos, depois de voltarmos para Salvador e elegermos o Módulo Criarte como parceiro na formação das nossas duas filhas, conhecemos a professora Simone Nogueira. Excelente profissional, de olhar doce e jeito meigo, firme quando necessário, teve fundamental importância no crescimento das nossas filhas em todos os sentidos. Iniciada com olhares de cumplicidade e mensagens curtas na porta da sala, a citada parceria foi se estreitando. Eis que em um dia de 2015, já com as duas na outra sede da escola, recebo uma surpresa das mãos da mais sintética delas. "Mamãe! Pró Simone mandou pra vc." Sem maiores explicações, entregou e sumiu. Pelo carinhoso cartão, fiquei sabendo que, em viagem ao Piauí para ver a família, ela havia lembrado de mim. Junto com uma embalagem linda da KALINA RAMEIRO, um postal com o texto abaixo. Li, amei e guardei para compartilhar no momento ideal. E não é que o momento chegou!!


"Casa arrumada é assim: 
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, 
afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençois revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma para ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar."


Contrariando a minha vontade, por conta da distãncia geográfica, não nos vemos desde 2015. Já o seu delicado presente, carrego comigo, pertinho do coração, toda vez que sinto precisar de proteção extra. Contudo, é nas tarefas de organização da pmg que o texto trazido junto com seu carinho, é lembrado "todo santo dia". Desafiadas pelas mais variadas rotinas, aprendemos que casa arrumada pode (e deve) ser, acima de tudo, casa com vida. Por isso, nossa insistência em conhecer, a fundo, a rotina dos nossos clientes antes de interferirmos. Só dessa forma, conseguimos que, além de racional, os resultados sejam definitivos. Assim como estar colada com Simone Nogueira trouxe muitos e muitos benefícios no desenvolvimento das nossas filhas, estarmos grudadinhas com vocês, em seja qual for a organização, certamente, nos levará ao êxito. Ainda duvidam!? Coragem!! Entrem, logo, em contato conosco. Custa POUQUÍSSIMO tentar...





Imagem: INTERNET