ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

25/09/2016

OXIGÊNIO E ÉTICA



By Eva Fagundes




Já conhecem a EBAM - Escola Baiana de Arte e Moda? Necessário conhecer! Em pleno Rio Vermelho, entre ruas estreitas e árvores imensas, um verdadeiro oásis de criatividade e informação. Espaços pensados e graciosamente decorados para receber professores e alunos das mais diversas áreas do conhecimento contemporâneo. Arte, moda, gastronomia e organização de mesas são alguns dos temas que inspiraram a montagem de ambientes inusitados e que arrancam suspiros de qualquer um. Com apenas dois meses de idade, sabemos que esse lindo projeto foi a realização de um sonho antigo. Amamos sonhos! Todos eles...  
E foi nesse lugar mágico que Maura Rochini, PO mineira e, após 5 anos por aqui, quase baiana, nos levou para o 4Encontro Personal Organizers Bahia. Pouco antes de finalizada a sua apresentação, percebemos uma plateia menor que a esperada diante da importância do tema tratado: ética. Teria sido o dia chuvoso ou os compromissos pessoais que cada uma de nós, por conta do trabalho, acaba empurrando para o sábado? Ainda que na dúvida quanto à razão, a pmg lembrou que poderia oferecer o espaço do blog para compartilhamento das necessárias informações com todas as ausentes. E assim será. Com a palavra, Maura Rochini!





































































































Fonte: palestra de Maura Rochine e registros do local

18/09/2016

ARRUMAR X ORGANIZAR



Arrumação




Passada a segunda temporada do curso ORGANIZANDO A CASA E A VIDA, eis que a aluna Marília Sant'Ana compartilha conosco ter encontrado o organizador rígido para gavetas, citado no curso, numa das lojas de Salvador. Contudo, a notícia veio numa semana tão atribulada que, quando tive tempo de ir atrás da peça, todo o estoque já havia esgotado. Desde o momento da visualização da mensagem, no nosso grupo de whatsApp, meu único pensamento era conseguir ilustrar, mais uma vez, a diferença, tão bem apresentada por M, entre arrumar e organizar. 




Organizador para gavetas - R$ 39,90 (Le Biscuit)




Assim, às vésperas do início da terceira temporada do curso, procurando por caixas plásticas transparentes para uma família muito especial, me deparo com o "tal" organizador. Não deu outra: comprei pensando na minha gaveta de utensílios de cozinha, sempre arrumada, mas não organizada. E, já que era para ser uma surpresa para as nossas alunas, resolvi que seria, também, para a minha funcionária. Esperei que ela se despedisse e me dirigi à cozinha disposta a arrasar. Estava bem ciente que a questão principal seria eleger um critério que tornasse a arrumação mais duradoura.




Organização




Após descarte de um rolo de madeira, condenado pela pmg em todas as turmas - xiii! - as peças seriam organizadas por frequência de uso. No compartimento mais próximo, ficariam as mais usadas; no intermediário, as de uso esporádico; e no último, as menos usadas. Então, com uma trena, a gaveta foi dividida em 3 partes iguais e as peças instaladas. Mas, antes da divulgação entre as alunas, precisava conferir as impressões da maior beneficiada pela mudança: tia Vani. No dia seguinte, em forma de sorriso e pergunta, veio a aprovação: "o que a senhora fez com essa gaveta?"

OBs.: Assim como nas temporadas anteriores, o curso terá duas turmas. A primeira, às terças e quintas, irá de 27/09 até 06/10, sempre das 8 às 12h. A segunda preencherá os sábados dos dias 01 e 08/10, das 8 às 12 e das 14 às 18h. Para maiores informações, reservas de vagas e localização, favor entrarem em contato com Leide Lage - 3012.3213 ou 99370.0893.





Fonte Imagens: ARQUIVO PROFISSIONAL

11/09/2016

ACUMULA DORES


Acumuladores? O papo é sério...




Curioso como a maioria dos profissionais que "mexem" com organização, seja residencial ou corporativa, quando vestem os seus uniformes de trabalho, sejam eles quais forem, costumam enfrentar qualquer parada. Costumeiramente, não temem depoimentos pessimistas, muito menos ambientes caóticos. Contudo, em se tratando de acumuladores, e visando o sucesso da organização, precisam admitir a necessidade de ajuda extra.
Nessa vibe, a pmg, visando capacitação profissional na área desafiadora dos que acumulam dores, vem tentando se informar para melhor agir, também, na melhoria dessas rotinas. E, na incansável busca por informação, precisamos admitir se tratar de uma patologia real, onde o sucesso da nossa atuação estará diretamente ligada ao profissional "da mente" que possa estar colado conosco. Segue artigo!! Informem-se também... ❤ ❤  




Conheça os Acumuladores Compulsivos, doença comum, mas pouco conhecida.


Pessoas que convivem com acumuladores compulsivos, também são vítimas dessa doença, vivem, também, no meio de empilhamento de objetos.

Acumuladores complusivos ou acumulação patológica, também conhecida como síndrome da miséria senil, ou síndorme de Diógenes (Diógenes era um mendigo que vivia na rua e guardava objetos sem valor) é uma perturbação que leva a pessoa a acumular objetos que, muitas vezes, pode m ser até provenientes do lixo.
É desconhecida por muitos, mas está presente em alguna lares de todo o mundo. Esta síndrome impede a pessoa de realizar tarefas do dia a dia, diminui a mobilidade, interfere nos hábitos alimentares e da saúde; sua casa é desorganizada e cheia de objetos sem função.
O acumulador passa uma imagem de vida normal, até que adentrem a sua casa. Geralmente, junta revistas, livros, ferramentas, recipientes, metal, eletrodomésticos e muitos outros objetos.
Na fase avançada da doença, acumulam objetos sujos com odores fétidos, facilitando a entrada de roedores e insetos na residência. A vontade de comprar, recolher, amontoar e acumular é incontrolável.
Os acumuladores também podem acumular aninais de estimação, sem limites e sem se preocupar com a higiene ou saúde deles e das pessoas que vivem na casa.
Esta doença inicia de forma lenta e vai evoluindo progressivamente; os pacientes ficam isolados, deprimidos e, muitas vezes, não conseguem cuidar de si.
Um acumulador não pode ser confundido com um colecionador, já que este guarda objetos específicos com muito apego para vendas ou trocas. Já o acumulador, junta objetos de forma exacerbada, que outras pessoas jogariam no lixo.

Sinais importantes que indicam acumulação compulsiva
  • Recolhem objetos que os vizinhos não querem mais;
  • Não têm capacidade de usar a casa para a finalidade pretendida (cozinha para cozinhar, banheiro para higiene pessoal e quarto, somente, para dormir);
  • Amontoam objetos de valores junto com sucatas;
  • Jornais e revistas estão empilhados pela casa.

Causas

É uma perturbação mental que não nasce com as pessoas, acontece por diversos fatores: morte de um familiar, perdas financeiras, conflitos pessoais, familiares e desestrutura familiar (como separação). A síndrome acontece mais em idosos, porém pessoas mais jovens podem ser acomentidas pela doença, principalmente, as com esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Lidar com o problema

Para o acumulador, não existe problemas com sua saúde, dificilmente admite que guarda objetos em excesso, mas achar que não está doente, já é um sintoma da doença.
Lidar com o acumulador não é uma tarefa fácil, exige compreensão e paciência. A limpeza da casa não é o melhor a fazer, pois o acumulador irá ter uma sensação de perda, vazio grande e acumulará tudo de novo.
O melhor caminho é procurar ajuda de um profissional, pois a tendência da doença é evoluir cada vez mais. O diagnóstico rápido e correto evita um acúmulo maior de objetos e/ou animais. Geralmente é feito por um médico da família ou um psiquiatra.





Fonte: br.blastingnews.com 

04/09/2016

Mais um domingo...

CAPACITAÇÃO



"Pmg?" Presente!




Nos próximos dias 15 e 16 de outubro, a pmg estará presente no curso Mídias Sociais e Técnicas de Vendas para Personal Organizer, que será ministrado pelos colegas Priscila Sabóia e Hugo Dias. Generosos e inovadores desde sempre, apesar de estarmos há exatas seis semanas do tão esperado início, já chovem orientações e estímulos por meio virtual. Seja através de e-mails, mensagens de whatsApp ou desafios lançados no grupo do facebook, o fato é que já estamos trabalhando duro.
E foi numa dessas "cutucadas", através de um vídeo-mensagem, que eles nos sugeriram um filme para o final de semana: Joy - O Nome do Sucesso. Então, como se costuma dizer lá no grupo Tropa de Elite da Organização, "missão dada é missão cumprida". Simplesmente, sensacional!! Assim, falando na mesma linguagem de generosidade do casal de instrutores, deixamos aqui uma sugestão em forma de trayler. Agradecimentos pela dica!? Só se forem para Priscila Sabóia e Hugo Dias... ❤     




SINOPSE

JOY é a conturbada história de uma família através de quatro gerações, centrada em uma garota que se torna a fundadora de uma dinastia de negócios e matriarca por seu próprio mérito. Traição, a perda da inocência e as cicatrizes do amor pavimentam a estrada nessa comédia intensa, emocional e humana sobre tornar-se um verdadeiro chefe de família e de uma empresa enfrentando um mundo comercial implacável. Aliados se tornam adversários e adversários se tornam aliados, tanto dentro como fora da família, à medida que a vida interior de Joy e sua feroz imaginação dão-lhe forças para prosseguir na tempestade que enfrentar.


ELENCO

Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Dascha Polanco, Elisabeth Röhm, Robert De Niro, Virginia Madsen, Édgar Ramizez, Isabella Roselline, Drena De Niro


ROTEIRO

David O. Russell


PRODUÇÃO EXECUTIVA

Matthew Budman, Mary McLglen, George Parra, Ethan Smith


PRODUÇÃO

John Davis, John Fox, Ken Mok, Jonathan Gordon, Megan Ellison


DIREÇÃO

David O. Russell








"Uma linda história de força, coragem e determinação 
onde a opção desistir, simplesmente, não existe." 

pmg 





Fonte Imagens: INTERNET