ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

07/05/2017

ERA UMA VEZ...







Foi em 01 de abril de 2017. Em meio às trágicas revelações de corrupção envolvendo os nossos governantes e significativa parcela do empresariado empregador, recebo algo no facebook de encher o coração de esperança. Depois de apreciar todas as imagens com calma e encantamento, entendi estar diante de um novo capítulo da vida da artista baiana D'Jane Silper.

ERA UMA VEZ... 

...os muros que circundam o Estádio Sady Teixeira em Itanhém, BA...



...uma artista, aparentemente, solitária e muito, muito, muito talentosa...



...uma história de amor e dedicação que surpreenderia o próprio Van Gogh.






Assim que entendida a sequência de imagens desse passeio-presente pelos muros acima citados, fiquei encantada, não só com a linda homenagem à pmg, mas, principalmente, com a dedicação da nossa artista. Entre sol e chuva, facilidades e dificuldades, como será que D'Jane Silper conseguiu organizar os seus dias para cumprir essa missão? Organização é tudo! 
















Os que passam pelos muros que envolvem o estádio serão direcionados a conhecerem artistas, cidades, mandalas, interatividade, ilusão de ótica e abstratos. Basta ficarem de olho nas setas indicativas e seguirem. Assim, entre reproduções de Maurits Escher, Wassily Kandinsky, Piet Mondrian, Romero Britto, Van Gogh e Pablo Picasso, encontrarão cor. Muita cor!




















Nos paineis representativos das cidades, nossa artista, mais uma vez, dá um show de criatividade. Entre detalhes mínimos e características marcantes, ela consegue nos colocar nos cenários desejados. Os mais atentos perceberão a marca pmg entre as "coisas da Bahia". Nesse painel, vale uma parada para admirar o bom humor e perspicácia da artista.  














No "setor" interatividade, os fotomaníacos poderão entrar na obra, levando pra casa uma bela lembrança. Seja sentados numa confortável poltrona ou de posse de belas asas, a interatividade está garantida. Nada de sustos ao se depararem com o símbolo do Om entre as mandalas. Por ser o mantra mais importante do hinduismo e outras religiões, é sinal de coisa boa.

















Entre paineis divertidos que trabalham a ilusão de ótica e a "gratidão!" da artista, literalmente, é ultrapassada a esquina da música. Daí em diante, as cores ganham som e só não as escuta quem não quer. As imagens acabaram me deixando com "gostinho de quero mais" e curiosa sobre o projeto. Como surgiu? Quanto tempo levou? Dificuldades? Tudo já finalizado? 


















Através da própria D'Jane, soubemos se tratar de um projeto apresentado, aprovado pela prefeitura de Itanhém e iniciado em maio de 2016. "Trabalhei de domingo a domingo para que no fim de agosto aquela rua estivesse pronta. Cheguei a ficar na rua de 7 da manhã às 10 da noite. Eu estava muito empolgada, pois a aceitaçao do pessoal da cidade foi imediata", falou.
Com a mudança da prefeitura, o trabalho foi interrompido antes de finalizado. Segundo a artista, os 130 metros de muro, entre projeto e execução, foram concluídos em 6 meses, divertindo a cidade. "Eu tinha que tirar a mesa com as tintas, porque, antes de acabar, já queriam tirar fotos. Eu fiquei muito feliz. Dormia e acordava pensando nos muros." Lindo!
A pmg, torcendo para que a finalização desse projeto esteja nos planos da nova prefeitura, divulga aqui esse trabalho maravilhoso. Diante dos dias cinzentos que estamos vivendo, precisamos de mais cor nas nossas rotinas. Vocês sabem o que as cores fizeram na fachada da casa da nossa artista? Então, confiram em TALENTO À FLOR DA PELE. Basta clicarem no link...




 Fonte imagens: ACERVO D'JANE SILPER

2 comentários:

  1. Grande artista esta minha conterrânea. Que Deus abençoe a sua carreira e a sua vida.
    Viva Água Preta!
    🙏❤👏👏👏👏❤🙏

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário! Concordamos com vc e faremos com que ele chegue à artista D'Jane Silper. Excelente semana...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...